Associação de Trabalho e Produção Solidária - Suricato

A Associação de Trabalho e Produção Solidária - Suricato é um empreendimento norteado pelos princípios da Economia Solidária, modelo de economia onde o primeiro valor é o ser. Dentre suas orientações estão o respeito ao ritmo e a singularidade. Em sua concepção, o trabalho é um valor e produz-se o que dá prazer.

Esta Associação é formada por pessoas acometidas pelo sofrimento psíquico que utilizam a Rede de Atendimento PsicoSocial (RAPS) de Belo Horizonte, que se sustenta nos princípios da Reforma Psiquiátrica, desde a década de 90.

A Suricato, uma experiência criativa e inovadora, é produto de um processo de reflexão sobre a forma de subjetivação na busca de saídas para um outro lugar possível no mundo do trabalho. Tal exercício considerou a importância da autonomia no processo produtivo, onde “liberdade e necessidade pudessem se realizar mutuamente.”

É um empreendimento cuja estratégia valoriza a diferença entre as pessoas, mesclando-as como multiplicadoras das relações de trocas e experiências, como recurso de singularização, estratégia produtiva cujo lugar eleito é o social, na perspectiva um novo setor econômico/social.

Partindo de uma ideia que dialoga estética e funcionalidade, a Suricato propõe irreverência e beleza em sua produção genuína nas quatro áreas onde atua: Costura e Bordado, Culinária, Marcenaria e Mosaico. O resultado do trabalho nas áreas relacionadas responde aos desafios da inclusão social digna e do resgate do trabalho como suporte identitário.

Com vistas a ampliar a sua rede de ação cultural, social e econômica, a Suricato lançou sua marca em dezembro de 2011, inaugurando o Espaço Cultural Suricato, uma casa/showroom na rua Caraça no bairro Serra em Belo Horizonte. No dia 27 de junho 2014, a Suricato reinaugurou o seu Espaço Cultural no bairro Floresta na Rua Souza Bastos ,175 próximo à  Avenida Silviano Brandão, onde funcionou até antes da pandemia em 2020. Atualmente, os núcleos de trabalho funcionam na sede da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidario e no CAC do bairro São Paulo.

A nova loja funciona na Avenida Carandaí, 785, (quase esquina da rua Rio Grande do Norte) Funcionários onde funciona a cozinha do núcleo Culinária e que abre as quintas e sextas de 9h a 17 para o público externo. Venham nos vistar!

Siga a Suricato nas redes sociais

Reportagem - Para Mudar o Mundo

Reportagem - Além dos Muros