Núcleos

A Suricato atua capacitando continuamente seus associados e promovendo seus trabalhos em quatro núcleos: costura e bordado, culinária, marcenaria e mosaico. As temáticas dos dois primeiros núcleos foram definidas tendo em vista o nicho de mercado, cuja demanda é contínua e o produto essencial, o que confere um comércio sustentável aos produtores. O núcleo de mosaico surgiu de uma adaptação do curso de lapidação de pedras. A marcenaria, por sua vez, foi um dos cursos mantidos dada à existência de um grupo de trabalho já bastante consolidado e organizado, reconhecido pelo seu potencial de articulação, reflexão e produção.

Para fazer parte destes núcleos de trabalho é necessário que o desejo de participar venha do indivíduo e não de uma demanda de alguma instituição ou de familiares. É importante que o sujeito perceba as atividades ou o trabalho como uma atitude que empodera, na qual ele se reconheça e que queira participar proativamente.

Conforme dispõe o Art. 5º do Estatuto (2014), terão prioridade à participação na Suricato pessoas portadoras de sofrimento mental que estejam desempregadas e fora do mercado formal e pessoas de baixa renda, desempregados ou em situação de precarização. Casos que não se enquadrem nestas situações serão analisados com atenção e carinho.

Conheça mais sobre cada núcleo: